Cobreiro, que atualmente trabalha como Conselheiro para a Educação e Ciência na Embaixada de Cuba na Federação Russa, obteve o grau científico de Doutor em Ciências Técnicas em 1995 naquela mesma instituição.
O título de Doutor Honoris Causa ao destacado educador cubano é um reconhecimento da sua abrangente carreira profissional, das suas contribuições para o ensino superior cubano e da sua contribuição para o fortalecimento dos laços acadêmicos entre Cuba e a Rússia.
Cobreiro é o primeiro cubano a receber esta distinção numa universidade que em seus 128 anos de história conferiu o título a personalidades como o presidente da Rússia, Vladimir Putin, o Patriarca de Moscou e de toda a Rússia, Kirill, bem como a cerca de vinte figuras proeminentes russas e estrangeiras.
No momento da cerimônia de premiação estiveram presentes o embaixador da nação caribenha em Moscou, Julio Garmendía, bem como diplomatas, autoridades e estudantes cubanos no país eurasiano.
Anteriormente, Mijail Lomonosov, que também foi Reitor da Universidade Tecnológica de Havana, foi nomeado Professor Honorário da Universidade Estadual de Moscou.
rgh/gfa/ls