De acordo com o relatório, os resultados mensais básicos da produção de bens e serviços são menores do que os 7,01% registrados há um ano.
Entre janeiro e abril, o IMAE acumulado também aumentou moderadamente em 1,76%, acrescentou a instituição.
Entre os setores que registraram um escopo maior, destaca-se o comércio, impulsionado pelas reexportações de mercadorias da Zona Franca de Colon (CFZ) e pelo aumento das importações.
A venda de gasolina de 91 octanas também aumentou e a demanda e a colocação de gás liquefeito para consumo doméstico cresceram, assim como as vendas de carros novos, enquanto a venda de gasolina de 95 octanas diminuiu. A atividade bancária foi mais dinâmica devido ao aumento da carteira de empréstimos e dos depósitos, bem como dos prêmios de seguro.
No caso da construção, foram registrados progressos em alguns projetos de investimento em infraestrutura pública e privada.
Por outro lado, o consumo de eletricidade e água potável e a geração de energia térmica e solar aumentaram.
No caso do transporte e das comunicações, o setor mais afetado foi o trânsito pelo Canal, o que refletiu uma queda nas receitas de pedágio, mas, por outro lado, essa restrição aumentou o movimento de carga nos portos, bem como na Zona Franca.
As empresas de telecomunicações e a atividade de transporte aéreo também registraram um desempenho positivo. A atividade de mineração e pedreiras, por outro lado, continuou a declinar devido ao fechamento das atividades de mineração e pedreiras desde o final do ano passado. mem/ga/bm