De acordo com o jornal La Nación, o conclave será realizado de 4 a 8 de julho no Porto de Assunção, o edifício emblemático da Administração Nacional de Navegação e Portos. O local está em processo de reforma de suas instalações e garantiu que tudo estará pronto para receber os ilustres convidados na data programada.
Na sexta-feira, 5 de julho, e no sábado, 6 de julho, os participantes da LXII Reunião Extraordinária do Grupo Mercado Comum do Mercosul, o segundo órgão decisório do bloco formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, com Bolívia e Venezuela como convidados, realizarão conversações.
Em seguida, no domingo, 7 de julho, será a vez dos ministros das Relações Exteriores na 64ª Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum, que é o órgão máximo de tomada de decisões da organização; e, finalmente, na segunda-feira, 8 de julho, será realizada a Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados.
O Mercosul foi fundado por meio do Tratado de Assunção, em 26 de março de 1991, para promover um espaço comum que gere oportunidades de comércio e investimento e a integração competitiva das economias nacionais no mercado internacional.
O Paraguai, como seu atual presidente rotativo, sediou reuniões de diferentes setores como preâmbulo da reunião presidencial a ser realizada na capital.
rgh/ymr/bm