De acordo com o vice-ministro hondurenho das Relações Exteriores e coordenador da presidência pro tempore da Celac, essa reunião será realizada em colaboração com a Organização Latino-Americana de Energia (Olade).
Torres disse que, apesar dos vastos recursos naturais da América Latina e do Caribe, como água, vento e sol, a região ainda enfrenta grandes desafios na geração e interconexão de energia.
“Não é fácil para os países latino-americanos compartilhar e transmitir energia, apesar de nossa ampla capacidade de geração”, enfatizou.
O funcionário se referiu às deficiências do sistema na região e acrescentou que a interconexão de energia começa no México e na Guatemala, mas é interrompida em Honduras e na Nicarágua, e então uma rede que conecta a Costa Rica e o Panamá é reativada.
Ele também mencionou as interrupções na região andina e em outras partes do continente e explicou que a reunião em Tegucigalpa buscará chegar a um acordo sobre megaprojetos para o desenvolvimento de energia, que serão apresentados a parceiros extrarregionais.
rgh/ybv/bm