Considero isto uma espécie de ritual sem sentido, mas já obrigatório para todos os escravos da ditadura americana. E não faz sentido, porque não se pode congelar algo que simplesmente não existe, disse Pamfilova numa declaração veiculada pela agência de notícias Sputnik.
Na sexta-feira, Tóquio impôs sanções contra organizações e indivíduos russos, bem como contra 11 empresas de países terceiros por evasão às sanções anti-russas.
Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, foram sancionadas 41 organizações de Moscovo, incluindo o gabinete de design aeronáutico Ilyushin, a empresa aeroespacial e de defesa Tupolev e a empresa de produção científica Topaz.
Foram igualmente sancionadas a empresa de diamantes Alrosa, as fábricas Tochmash e Uraltransmash, a fábrica de tractores de Chelyabinsk e a empresa Kurganpribor.
Entre os sancionados contam-se vários membros da Comissão Central de Eleições, bem como a Ministra da Educação e Ciência da província russa de Zaporozhie, Elena Sharupova.
De acordo com a base de dados Castellum.AI, foram activadas mais de 18 400 sanções individuais e sectoriais contra a Rússia desde o início da operação militar na Ucrânia.
O Presidente Vladimir Putin argumenta que a política de contenção em relação à nação euro-asiática faz parte da estratégia de longo prazo do Ocidente e que as sanções são um duro golpe para a economia mundial.
nmr/gfa/glmv