Antes e durante o evento sob os cinco anéis, previsto para 26 de julho a 11 de agosto, a pitoresca cidade da região parisiense estará entre as centenas de cidades e comunas francesas com um papel de destaque, pelas suas actividades relacionadas com a grande festa do desporto.
Em declarações à Prensa Latina, o autarca afirmou que, ao longo dos anos, os Jogos Olímpicos se converteram num evento muito comercial, quando o cenário mundial exige cada vez mais que sejam oficinas de paz e entendimento.
Em Vitry-sur-Seine, temos a visão de que Paris-2024 deve representar um momento de trégua, fraternidade e solidariedade, que facilite o encontro dos povos através do desporto, sublinhou.
Segundo Bell-Lloch, é sob esta premissa que a comuna acolherá uma conferência internacional sobre a paz a 21 de julho, o mesmo dia em que a chama olímpica passará pelo seu território.
Vitry-sur-Seine acolhe pessoas de 80 nacionalidades diferentes, uma diversidade a partir da qual promoveremos neste fórum o apelo à paz e à sua construção também através da educação e da cultura, explicou.
O autarca sublinhou que, fiel a esta posição, a cidade acolherá atletas de Cuba e do Mali no âmbito da sua preparação e aclimatação antes de entrarem na Aldeia Olímpica.
Também faremos com que 1.200 jovens, especialmente os mais vulneráveis, compareçam aos estádios de Paris-2024 como espectadores, disse ele.
Bell-Lloch resumiu a abordagem do evento de verão como uma oportunidade para mostrar que é possível viver juntos em paz.
nmr/wmr/glmv