Representantes do Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Irã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Etiópia (Brics+) analisam a colaboração esportiva nos últimos anos, principalmente relacionada a esportes de massa, eventos competitivos, indústria e assuntos internacionais, de acordo com o portfólio local de Cultura e Esportes.
Merdassa expressou no fórum a sua satisfação com a adesão plena de Adis Abeba ao bloco econômico e agradeceu aos que contribuíram para fortalecer o intercâmbio entre os países membros.
Com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento do setor e os laços entre as pessoas, os ministros discutiram competições multifacetadas e indígenas que podem desempenhar um papel mais importante a favor da amizade e da cooperação entre os membros.
Concordaram na necessidade de criar novos formatos para eventos esportivos Brics+.
À margem do fórum, Merdassa conversou com seu homólogo russo, Mikhail Degtyarev, sobre a possibilidade de trabalharem juntos na área esportiva e chegaram a um consenso.
A reunião ministerial insere-se nos Jogos BRICS que decorrem de 12 a 23 de junho em Kazan, nos quais participam cerca de cinco mil atletas dos países membros do bloco económico e de países convidados.
ode/rmn/hb