4 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Exército sírio liberta grandes áreas do deserto dos terroristas

Exército sírio liberta grandes áreas do deserto dos terroristas

Damasco, 23 jun (Prensa Latina) Unidades das Forças Armadas Sírias intensificaram hoje suas operações contra o grupo terrorista Estado Islâmico, Daesh em árabe, e conseguiram libertar grandes áreas do deserto oriental dos remanescentes desta gangue.

Segundo oficiais de operações citados pelo jornal Al-Watan, as tropas de elite da 25ª divisão, apoiadas por milícias populares e aliados sírios, conseguiram atingir os seus objetivos antiterroristas nas cidades do deserto após duas semanas de combates e operações de Sukhna, Palmyra e Rasafeh, localizadas nas províncias de Homs, Raqqa e Deir Ezzor.

“Eliminamos dezenas de radicais e destruímos os seus esconderijos, fortificações e as motocicletas que utilizavam nos seus ataques esporádicos contra pontos militares no deserto”, indicaram as fontes. Por sua vez, a aviação conjunta síria e russa lançou mais de 60 ataques contra alvos do Daesh na cordilheira Al-Amour, onde os radicais aproveitam a natureza rochosa do local para se protegerem.

Segundo os soldados no campo de operações, a atual campanha lançada pelo Exército é a maior que visa vasculhar o deserto para perseguir e erradicar as células do Daesh e bloquear rotas e corredores de abastecimento da área de Tanef, onde está localizada uma das maiores bases dos EUA no leste do país.

Os remanescentes do Daesh recorreram, desde a sua derrota em 2018, à guerra de gangues e aos ataques apoiados por instruções claras dos serviços de inteligência para desgastar as tropas sírias e os seus aliados.

Segundo denúncias de Damasco, estes radicais recebem apoio logístico, proteção e informações de inteligência dos militares estadunidenses que ocupam a área de Tanef, no leste desta nação árabe.

A Síria enfrenta uma guerra imposta desde 2011 e embora o seu exército, com o apoio dos seus aliados Rússia e Irã, tenha libertado a maior parte do território nacional dos radicais, ocorrem alguns ataques que Damasco atribui a grupos apoiados do exterior para continuarem a desestabilizar o país.

mem/fm/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES