Sancti Spíritus, Cuba, 24 jun (Prensa Latina) A Managuaco Livestock Company, uma das mais importantes no desenvolvimento pecuário desta província central de Cuba, destaca-se hoje na aplicação da genética em bovinos, ovinos e búfalos.
Os seus resultados somaram-se aos sucessos do povo de Sancti Spiritus para que o Bureau Político do Comité Central do Partido lhes concedesse a celebração do evento nacional pelo 71º aniversário dos assaltos ao quartel Moncada e Carlos Manuel de Céspedes.
Juan Manuel Meneses, vice-diretor de produção, explicou à Prensa Latina que o fortalecimento integral começa com o trabalho genético, vital no cenário pecuário, onde as tecnologias beneficiam o seu progresso.
Destacou os avanços alcançados na Fazenda Dos Ríos, com o Siboney de Cuba, uma raça bem adaptada às condições tropicais, com níveis de produção estimáveis e muito forte em saúde.
No aumento da massa pecuária, disse, a inseminação artificial com sémen de touros seleccionados e de elevado valor genético desempenha um papel fundamental.
A empresa recebe, disse, o apoio de centros universitários, escolas politécnicas e diversas instituições especializadas como o Centro de Investigação em Melhoramento Animal da Pecuária Tropical. Técnicos, especialistas e trabalhadores são o centro funcional para cumprir projetos como o da cadeia alimentar, com uma base proteica distintiva dirigida ao trânsito da vida da massa.
Na entidade existem dois centros de gestação e um para novilhas já carregados com todas as condições de alimentação, água, segurança, sais, tranquilidade e atenção em busca de bezerros saudáveis, acrescentou.
Quanto à atenção aos homens, comentou que o objetivo é humanizar o trabalho com tecnologias em favor da produtividade e da aplicação da genética no caminho para alcançar altos índices de eficiência.
Nestas tarefas destaca-se a ordenha mecanizada, a organização de métodos de alimentação onde o consumo por animal não se baseia no corte manual e tudo está ligado ao recurso ao aquartelamento dos animais.
Outras projeções são o uso de energia e a mudança da matriz energética em diversas frentes e atividades; Atualmente operam 72 moinhos eólicos e a energia solar é utilizada para abastecimento de água.
Além disso, Managuaco possui um frigorífico certificado onde são abatidos animais da empresa e de produtores privados. Lá são feitos picadillos, separamos cortes de carne específicos para a população e outros destinos.
Juntamente com essas projeções, mantém-se a busca pelo encadeamento e a arrecadação de divisas com ofertas online para fortalecer a economia, diversificar as produções e abrir novos caminhos para beneficiar o bem-estar dos trabalhadores. Meneses acrescentou.
mem/rga/ls