O chefe de operações da Secretaria de Gestão de Riscos e Contingências Nacionais (Copeco), Luis Salinas, disse que, em nível nacional, mais de 3.470 hondurenhos foram afetados pelas fortes chuvas e cerca de 180 comunidades ficaram sem comunicação.
De acordo com um relatório do Canal 8, as áreas onde os desastres são predominantes estão no município de Alianza in Valle e no departamento de Lempira, onde vários setores ficaram praticamente sem estradas.
A informação detalhou que as autoridades reforçaram a entrega de ajuda humanitária por via aérea para áreas de Lempira, onde serão entregues alimentos e kits de higiene básica.
O chefe da Copeco, José Jorge Fortín, disse que está em constante comunicação com a região sul do país, onde foi confirmada uma redução significativa nos suprimentos disponíveis, e anunciou que uma nova rodada de suprimentos será enviada às pessoas afetadas.
“Tomamos a decisão de enviar mais ajuda e apoio das Forças Armadas, mais suprimentos para os cidadãos do sul e do oeste”, disse ele.
Honduras tem sido afetada há dias por fortes chuvas em vários países da América Central, forçando as autoridades a declarar um alerta vermelho em vários departamentos.
mem/ybv/bm