Nesse contexto, o projeto apresenta cinco elementos-chave para proteger as informações na era digital: confiança e resiliência social; incentivos saudáveis; capacitação do público; mídia independente, livre e pluralista; e transparência e pesquisa.
Dessa forma, a agência procura equilibrar os riscos das novas tecnologias reconhecendo os benefícios que elas trazem para as comunidades em tempos de crise, as vozes marginalizadas e os movimentos globais por justiça racial e igualdade de gênero.
Ao mesmo tempo, a disseminação de desinformação, desinformação e discurso de ódio ameaçam o meio ambiente em um volume, velocidade e viralidade sem precedentes.
Esses desafios impulsionados pela tecnologia colocam em risco a integridade do ecossistema de informações, exigindo o fortalecimento da integridade das informações como uma das tarefas urgentes de nosso tempo.
Na opinião de Guterres, os princípios globais buscam fortalecer o direito de todas as pessoas de se expressarem livremente sem medo de ataques e de acessar uma variedade de pontos de vista e fontes de informação.
jf/ebr/bm