Numa carta de abertura da Semana de Intercâmbio Juvenil entre os dois países, o presidente sublinhou que “os jovens são os mais enérgicos e cheios de sonhos” pelo que o futuro dos laços bilaterais reside neles.
Xi felicitou a realização deste evento e observou que a relação centenária entre os povos de ambos os lados constitui “uma boa história de intercâmbios amistosos”.
Durante a cimeira de Novembro passado com o seu homólogo americano Joe Biden, o presidente chinês propôs convidar 50.000 adolescentes americanos para o gigante asiático em cinco anos.
Com o objetivo de promover a amizade entre as duas nações, a Semana do Intercâmbio Juvenil reúne a partir de hoje 500 representantes de diversos setores da sociedade chinesa e americana.
Na opinião de Xi Jinping, a esperança das relações bilaterais está nas pessoas, o futuro está na juventude e na vitalidade da localidade.
O presidente argumentou em ocasiões anteriores que costumes diferentes são naturais e sempre existirão, o importante é encontrar pontos em comum para deixar de lado as pequenas diferenças.
Este ano os dois países comemoram o 45º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas.
mem/idm/ls