Um artigo publicado no jornal Granma na terça-feira destaca que as formas nacionais de produção constituem uma alternativa viável para garantir o fornecimento de produtos agrícolas frescos e processados exigidos pela operação turística.
A mensagem insiste que as formas produtivas do país poderiam garantir os suprimentos de produtos agrícolas frescos exigidos pelo turismo, quando 65,8% do total de compras do sistema de turismo cubano para garantir a sustentabilidade do setor correspondem à indústria nacional.
A Diretora Geral de Marketing do Ministério do Turismo (Mintur) de Cuba, Pilar Álvarez, assegurou que esses elementos demonstram que o setor continua sendo o principal agente dinamizador da economia e uma importante força motriz das cadeias produtivas.
No entanto, ele considerou que o potencial total de cada território para contribuir com o desenvolvimento do turismo no país ainda não foi explorado.
Ele disse ao Granma que hoje as importações estão sendo substituídas nos serviços de sistemas tecnológicos, bem como na produção de insumos, alimentos e bebidas, importando apenas o que não é produzido no país.
Acrescentou que os efeitos diretos da intensificação do bloqueio (pressões econômicas e financeiras dos EUA contra Cuba) e as consequências da pandemia de Covid-19 afetaram tanto o turismo quanto a indústria nacional, porque os recursos financeiros não estavam disponíveis no momento certo.
Por esse motivo, enfatizou que o desafio do setor é oferecer um serviço excelente e promover o desenvolvimento do turismo.
Álvarez disse que as formas de produção doméstica são uma alternativa viável para garantir o fornecimento de produtos agrícolas frescos e processados exigidos pela operação de turismo.
Em termos gerais, especificou que foram assinados contratos com mais de 1.200 dessas formas (cooperativas de crédito e serviços, cooperativas de produção agrícola, produtores independentes, unidades básicas de produção cooperativa e projetos de desenvolvimento local), com entregas de mais de 25% das necessidades do setor.
mem/rfc/bm