“Mantivemos discussões frutíferas com o Comitê de Embaixadores da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD), enquanto damos as boas-vindas aos nossos Parceiros de Desenvolvimento para explorar ainda mais estratégias viáveis para implementar questões de interesse comum”, escreveu Gebeyehu em sua conta na mídia social.
Revelou que, à margem do evento, eles assinaram um acordo de concessão com o governo de Estocolmo para apoiar nossas iniciativas de paz e segurança na região.
A reunião trilateral convocada pelo órgão africano no dia anterior, de acordo com seu secretário executivo, é considerada crucial para preparar o caminho para reflexões conjuntas regulares e parcerias fortalecidas sobre paz e segurança.
Ele também busca identificar lacunas e abordar as principais questões relevantes para solicitar apoio aos esforços regionais sobre o assunto.
“Nosso caminho para a paz sustentável precisa de colaboração, e devemos nos esforçar para construir um futuro no qual a paz e a segurança não sejam apenas uma aspiração, mas uma realidade tangível para todos”, disse.
Ele expressou interesse nas principais deliberações e planos de ação que promoverão a visão de uma região pacífica e segura.
mem/nmr/bm