A medida entraria em vigor no final deste mês de junho e contempla ainda a possibilidade de oferecer vistos de múltiplas entradas e ampliar o tempo de permanência de 30 para 60 dias para um maior número de visitantes internacionais.
Desde o fim da pandemia de Covid-19, e favorecido pela inauguração, em abril de 2023, da ferrovia rápida entre as duas nações, o gigante asiático tornou-se um dos três principais mercados emissores de visitantes internacionais ao Laos.
Só nos primeiros quatro meses deste ano, o Laos recebeu mais de 1,5 milhão de viajantes estrangeiros, dos quais chineses (mais de 350 mil) representaram cerca de 20 por cento do total.
Até 2024, as autoridades de turismo do Laos esperam a chegada de mais de três milhões de visitantes internacionais e o atendimento de dois milhões de turistas nacionais, o que permitiria uma receita total de mais de 1,3 bilhão de dólares.
No final do passado mês de novembro começou aqui o Ano da Visita ao Laos 2024, coincidindo com o momento em que este país indochinês assumiu a presidência rotativa da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).
“Um paraíso de cultura, natureza e história do Laos” é o tema que regerá todo o Ano da Visita, durante o qual serão realizadas 75 atividades em todo o país, 14 das quais a nível nacional e 61 em localidades diversas.
mem/mpm / fav