Em declarações à Prensa Latina, Naranjo explicou que a bartender do Habana Libre Tryp Hotel, Ana Carla Hernández, foi a vencedora internacional do Lady Drink 2024 Cocktail, realizado em Veneza, Itália.
Enquanto isso, Kenia Borges, do Hotel Meliá Internacional Varadero, entre concorrentes de 16 países, conquistou o prêmio na primeira edição do Barlady International Cocktail Championship.
Naranjo explicou que a ACC foi a única associação de bartenders da América Latina convidada a participar no concurso Barlady, e considerou que a conquista desse prémio lhes permitiu atrair a segunda edição desse concurso mundial para o país em Cuba em 2025.
Um dos objetivos fundamentais do ACC, garantiu, é aumentar a formação de todos os bartenders e elevar o seu nível de preparação e profissionalismo, bem como aumentar a riqueza de conhecimentos que os bartenders podem oferecer, desde o bar, aos clientes.
Ao referir-se à adesão da ACC, especificou que têm 1.582 associados, distribuídos em 19 órgãos de base espalhados pela Ilha, mas que apesar disso precisam de continuar a crescer.
“Temos que crescer e temos que aumentar a adesão do setor do turismo para melhorar esse serviço às pessoas que nos visitam e depois direcionar as nossas estratégias nessa base”, defendeu.
É assim que a ACC chega ao seu centenário neste dia 27 de junho, indicou, com mais sonhos pela frente, para nós é uma conquista e um sucesso sermos os primeiros do mundo a completar 100 anos.
Pela manhã, a fase classificatória de lances do concurso Fabio Delgado in Memoriam aconteceu no Bar Golfo do próprio hotel.
O ACC, antigo Bartenders Club da República de Cuba, tem como órgão de relacionamento o Ministério do Turismo, é membro da Associação Internacional de Bartenders e é patrocinado pelo rum cubano Havana Club.
Esta associação está registrada como representante legal da cantina-escola cubana perante o Ministério da Justiça e a Escola de Hotelaria e Turismo.
jha/tdd / fav