Segundo a Direção-Geral de Trânsito (DGT), mais de 94 milhões de viagens serão realizadas por via rodoviária nos meses de julho e agosto, das quais as primeiras seis milhões terão início nesta sexta-feira e até à próxima segunda-feira.
No entanto, a Agência Meteorológica do Estado (Aemet) apelou a ter em conta a influência da DANA, especialmente em zonas com maior probabilidade de chuvas intensas, acompanhadas de tempestades, como a Andaluzia, zonas do centro, oeste, norte do sistema ibérico e Pireneus da Espanha.
Haverá descidas das temperaturas mínimas em termos gerais, embora não se prolonguem por muitos dias.
Perante esta realidade, a DGT reforçará os seus dispositivos de segurança ainda no verão de 2024, com operações especiais, regionais, campanhas de vigilância e controle, além dos planos específicos para a Operação Travessia do Estreito e a Operação Trânsito Português.
Dispositivos especiais foram instalados todos os finais de semana durante o período de verão, que aumentarão no primeiro dia de cada mês.
Cinco operações especiais.
As chamadas Operações de Verão começam nesta sexta-feira, 1º de julho; depois, de 31 de julho a 1º de agosto; 14 a 18 de agosto; e por fim, o retorno, de 30 de agosto a 1º de setembro.
jcm/ft/cm