No evento, que conta com a presença de delegações de países europeus, asiáticos, latino-americanos e africanos, além de especialistas de diversas regiões da Rússia, além dos habituais workshops sobre extração e produção de âmbar, serão mostradas coleções feitas para a indústria da moda e do turismo.
Da mesma forma, durante os dias do AmberForum 2024, que acontecerá de 27 a 29 de junho, será realizado o único concurso artístico de escultura em pedra âmbar na Rússia, onde será determinado o melhor escultor do país eslavo.
O fórum é também uma das formas de conhecer todo o processo de extração, produção e comercialização do âmbar, também conhecido como pedra do sol, ou sol do Báltico, devido à sua cor peculiar que lembra a estrela.
Na cidade de Yantarny, na região russa de Kaliningrado, é onde está localizado o complexo de processamento de âmbar, único no mundo, onde esta pedra preciosa é extraída e em suas pedreiras estão cerca de 90% das reservas mundiais de âmbar.
Anualmente, a fábrica produz cerca de 600 toneladas deste produto, estimando-se que as suas reservas ultrapassem as 54 mil toneladas, o que a esse ritmo de exploração poderá ultrapassar os cem anos de utilização.
Devido à importância económica do âmbar, como primeira linha da região de Kaliningrado, o VII AmberForum é organizado pela Kaliningrad Amber Combine com o apoio da empresa estatal russa Rostec, ligada à presidência do país.
Este fórum realiza-se desde 2016 e é um importante evento cultural e empresarial para a indústria do âmbar, onde são discutidas questões atuais do seu desenvolvimento e são trocadas experiências entre comunidades profissionais na Rússia e em países próximos e distantes.
jf/gfa / fav