5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Pacientes com hemofilia no Equador denunciam falta de medicamentos

Pacientes com hemofilia no Equador denunciam falta de medicamentos

Quito, 27 de jun (Prensa Latina) Pacientes hemofílicos no Equador denunciam que a falta de medicamentos para seus tratamentos na rede pública de saúde coloca suas vidas em risco.

“Esta situação pode agravar a sua patologia e afetar gravemente a sua qualidade de vida”, afirmou a Fundação Hemofílica Equatoriana (Fundhec) em comunicado publicado na imprensa local.

O presidente do Fundhec, Javier Córdova, exigiu que o Ministério da Economia e Finanças atribua o orçamento correspondente ao Ministério da Saúde para facilitar a aquisição de medicamentos de coagulação, necessários aos 19 hospitais que tratam pacientes hemofílicos.

A demanda se junta a outros grupos de pessoas com doenças de diversos tipos que também pedem ao Governo a garantia de recursos para seus tratamentos.

Nesta quarta-feira, o presidente do Equador, Daniel Noboa, emitiu um decreto para melhorar o atendimento no sistema público de saúde.

O presidente determinou que, no prazo máximo de 90 dias, todas as unidades de saúde do país tenham equipamentos de diagnóstico operacionais, especialmente tomógrafos, raios X, ultrassonografias e monitores.

Da mesma forma, indicou que os departamentos de recursos humanos devem realizar controles para que os médicos e o pessoal de saúde em geral cumpram os horários de trabalho estabelecidos.

O ex-ministro do setor José Ruales, em entrevista à Rádio Pichincha, lamentou que em seis meses o atual Governo tenha gasto apenas 20 milhões de dólares naquela área, o que representa 10 por cento do orçamento atribuído.

Esta terça-feira, a Sociedade do Câncer anunciou a suspensão do atendimento na cidade de Guayaquil aos pacientes encaminhados do Instituto Equatoriano de Seguridade Social por falta de pagamento daquela entidade estatal.

Recentemente, após a renúncia de Franklin Encalada ao cargo de chefe da pasta da Saúde, o presidente nomeou para esse cargo Antonio Naranjo, que é especialista em medicina interna e tem experiência na gestão de clínicas privadas e, segundo a mídia local, tem ligações com vários delas.

jf/avr / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES