30 de June de 2024

Bandera portugal
Edição Portuguesa

Presidente da Assembleia Geral da ONU visitará Cuba

Havana, 27 jun (Prensa Latina) O presidente da Assembleia Geral da ONU, Dennis Francis, chegará hoje a Cuba com uma ampla agenda de trabalho que inclui reuniões com altos líderes do país caribenho, bem como representantes da sociedade civil.

Segundo o programa divulgado por seu gabinete, o diplomata se reunirá com o presidente Miguel Díaz-Canel, o chanceler Bruno Rodríguez e a vice-ministra de Saúde Pública Tania Margarita Cruz.

Além disso, o fará com o coordenador residente das Nações Unidas em Cuba, Francisco Pichón, e outros membros da Equipe de País da organização na maior das Antilhas, bem como com representantes da Federação das Mulheres Cubanas.

O itinerário também inclui uma conferência na Aula Magna da Universidade de Havana com o tema Cuba e multilateralismo: oportunidades e desafios, com a participação de governantes, membros da comunidade diplomática, representantes da juventude, mulheres líderes e académicos.

A visita, que durará até 29 de junho, irá analisar a importância de promover a paz, o progresso, a prosperidade e a sustentabilidade para todos, com ênfase no fortalecimento do multilateralismo.

Da mesma forma, insistirá no progresso e na contribuição de Cuba para o multilateralismo e a cooperação internacional, nos atuais desafios regionais e globais e no compromisso ativo do país com as Nações Unidas.

Francisco, natural de Trinidad e Tobago, assumiu a presidência da 78ª Assembleia Geral em setembro de 2023 com o tema Reconstruindo a confiança e reacendendo a solidariedade global: acelerando a ação na Agenda 2030 e nos seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável rumo à paz, à prosperidade, ao progresso e à sustentabilidade.

O diplomata de longa data também anunciou entre as suas prioridades a promoção da educação como um direito universal.

“Quando a comunidade internacional adia ou se recusa a oferecer o seu apoio aos milhões que não têm acesso a uma educação de qualidade, não os estará condenando a um ciclo intergeracional de pobreza, degradação e miséria?”

jf/ebr / fav

minuto por minuto