A abertura será na Casa do Festival, onde o especialista apresentará o curta-metragem Cerulia (Sofía Carrillo, 2017) e o clássico Alucarda (Juan López Moctezuma, 1978).
Essa iniciativa é coordenada pela Embaixada do México em Cuba, juntamente com o Instituto Mexicano de Cinematografia (Imcine), o Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (Icaic) e a Casa do Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano.
Quatro sessões apresentarão um número igual de curtas e longas-metragens desse gênero, que se tornou cada vez mais popular nos últimos tempos. De acordo com o programa, a Sala Uno do Multicine Infanta em Havana, o outro local do ciclo, sediará as exibições de Unheimlich (Fabio Colonna, 2021) e Veneno para las hadas (Carlos Enrique Taboada, 1983) no sábado, 29 de junho.
E no domingo, serão exibidos o curta-metragem Trasiego (Amanda Woolrich, 2013) e o longa-metragem Las tinieblas (Daniel Castro Zimbrón, 2016).
Terror Mx: A série de filmes de terror mexicanos será concluída em 4 de julho com a exibição na Casa do Festival de La noria (Karla Castañeda, 2012) e Huesera (Michelle Garza, 2022).
O objetivo desta proposta é exibir nos cinemas cubanos uma seleção de obras, com títulos clássicos e contemporâneos, que tratam da história do gênero no cinema mexicano.
jf/dla/bm