Em um comunicado, a entidade encarregada também considerou o feriado correspondente ao Aniversário da Revolução de 1871 (Exército ou Forças Armadas) e indicou permanecer sem oferecer serviços na segunda-feira.
Como quando o feriado cai no domingo, as autoridades desse território centro-americano aprovam desde 2018 um fim de semana prolongado com a intenção de promover o turismo doméstico.
A Superintendência de Bancos (SIB) acrescentou que ficará a critério de cada organização oferecer seus serviços por meio de uma agência, guichê especial ou similar.
Em vista dos fechamentos planejados, a instituição anunciou a publicação de uma lista de agências bancárias que oferecerão atenção especial durante o feriado.
Em ocasiões anteriores, de acordo com instruções da própria instituição, os caixas eletrônicos das diversas instituições funcionaram normalmente.
O SIB também declarou que suas agências estarão fechadas na sexta-feira e na segunda-feira. O Instituto Guatemalteco de Turismo (Inguat) está na alta temporada do meio do ano (junho-setembro), que pode ser afetada pelas chuvas sistemáticas desde o início do mês e pela previsão de chuvas históricas.
O Inguat registrou 214.836 chegadas de estrangeiros em junho, 274.891 em julho, 261.702 em agosto, 198.835 em setembro e 150.945 em outubro.
Seus registros mostram que, no mesmo período de 2023, quase 710.000 turistas visitaram a terra do quetzal e, um ano antes, cerca de 513.000.
As projeções do Inguat indicam um aumento de 8% no número de visitantes em 2024, em comparação com o ano anterior, e se isso for alcançado pela primeira vez, o país receberá 2,8 milhões de pessoas.
jha/znc/bm