Esta apresentação faz parte do ciclo Volta ao Festival que homenageia a 45ª edição do Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano, que aqui será realizado de 5 a 15 de dezembro de 2024.
Laura é uma professora universitária que investiga o famoso cafetão cubano Alberto Yarini Ponce de León, morto a tiros por seus rivais franceses que controlavam o negócio da prostituição em Havana no início do século XX, indica a sinopse.
Interessada em demonstrar a validade da lendária personagem, ela mergulha em uma das áreas mais complexas da atual realidade habanesa, ela amplia.
Em The Broken Gods, Daranas explora valores conflitantes; uma reflexão sobre a perspectiva ética e moral de um grupo de personagens – de todos os níveis socioculturais – entre os quais os clichês de “positivo” e “negativo” não são fáceis de rotular.
O filme conta com um elenco de luxo no qual se destacam figuras como Isabel Santos (Isabel), Patricio Wood (Román), Mario Limonta (Lázaro), Silvia Águila (Laura), Carlos Ever Fonseca (Alberto) e Héctor Noas (Rosendo).
Também ganhou o Prêmio do Público no 30º Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de 2008, concedido pela Cuban Film Press Association, e os prêmios de melhor direção de arte e melhor música no 17º Festival de Cinema Latino-Americano de Providence, nos Estados Unidos. Unidos em 2009.
mem/amr/ls