30 de June de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Colômbia considera importar gás da Venezuela

Colômbia considera importar gás da Venezuela

Bogotá, 27 jun (Prensa Latina) O Grupo Ecopetrol, a principal empresa petrolífera da Colômbia, anunciou hoje que está considerando importar gás natural da Venezuela para garantir seu abastecimento de gás natural.

Segundo o diretor dessa entidade, Ricardo Roa, a importação seria feita graças ao acordo assinado com a empresa Petróleos de Venezuela (PDVSA) em 2008, que permitiu ao país neogranadino vender gás à nação vizinha até 2012.

Conforme relatado, o acordo permanecerá em vigor até 2027 e, com as compras, será possível aproveitar a infraestrutura que custou US$ 497 milhões.

O gás será fornecido da Venezuela por meio do gasoduto Antonio Ricaurte, uma infraestrutura que se estende por 80 quilômetros no lado colombiano e tem capacidade para transportar até 300 milhões de pés cúbicos por dia/gás.

O funcionário explicou que a disponibilidade da PDVSA está entre 30 e 50 milhões de pés cúbicos/dia.

Ele também comentou que o orçamento para o reparo do gasoduto está disponível e o cronograma de trabalho está planejado para um ano ou um ano e meio a partir de agora, que será executado assim que a licença do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros dos Estados Unidos estiver disponível, devido às sanções que esse país impõe à Venezuela.

Acrescentou que a Ecopetrol tem condições de garantir o fornecimento de gás natural ao país a curto, médio e longo prazo.

“Entretanto, precisamos urgentemente flexibilizar os regulamentos para a comercialização de gás, acelerar as licenças ambientais e sociais e obter uma licença especial da OFAC para importar gás venezuelano”, disse Roa.

rgh/ifs/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES