Embora o ministério tenha dito no dia anterior que o nível de infecção continua baixo no país, nas últimas semanas os boletins da Direção Geral de Epidemiologia (Digepi) refletem um aumento nos casos ativos.
Na quinta-feira, os números publicados pela Digepi indicaram que das 4.427 amostras coletadas há sete dias, 784 testaram positivo para a Covid-19, em comparação com as 429 registradas na semana anterior.
O ministro da Saúde Pública, Victor Atallah, indicou que essas vacinas foram doadas à República Dominicana pelo governo panamenho e eram principalmente para adultos, pois só estavam disponíveis para crianças entre cinco e 11 anos de idade.
Ele enfatizou que a injeção será administrada gratuitamente a todos os cidadãos que precisarem dela nos centros criados pela Saúde Pública, embora a prioridade seja dada aos grupos mais vulneráveis.
No dia 19 deste mês, essa pasta garantiu a disponibilidade de lâmpadas para crianças e especificou que nesta semana – como aconteceu – seriam recebidas doses para outras faixas etárias, em um momento em que há centenas de casos no país.
jha/mpv/bm