Segundo a agência de notícias Xinhua, o presidente do gigante asiático assinalou que as duas nações são parceiros confiáveis e de desenvolvimento conjunto.
“Ao longo de meio século de relações diplomáticas, as duas nações se apoiaram mutuamente em um mundo em constante mudança, defendendo conjuntamente a justiça internacional e os direitos legítimos dos países em desenvolvimento, forjando uma amizade inquebrável”, disse o líder chinês.
Xi relembrou a visita de Estado de Maduro à China, durante a qual eles anunciaram juntos a elevação das relações para uma parceria estratégica abrangente e duradoura, dando início a uma nova era nos laços bilaterais.
“A China está disposta a trabalhar com a Venezuela para manter os princípios iniciais de suas relações diplomáticas, dar continuidade à amizade tradicional e, a partir desse novo ponto de partida, enriquecer constantemente o conteúdo da parceria estratégica abrangente para todos os climas, contribuindo assim para a paz e o desenvolvimento mundiais”, acrescentou em sua mensagem.
Por sua vez, Nicolás Maduro enfatizou que, em 50 anos, os laços diplomáticos entre os dois países avançaram consideravelmente e destacou o significado histórico do estabelecimento de uma parceria estratégica abrangente e duradoura.
“A Venezuela apoia firmemente a China na defesa de sua soberania nacional e se opõe a qualquer tentativa de conter a China”, disse ele.
Maduro também expressou sua disposição de participar ativamente da implementação da Iniciativa Cinturão e Rota e das três principais iniciativas globais propostas por Xi.
Ele também reafirmou seu compromisso com a amizade entre as duas nações, bem como com o aprofundamento da cooperação bilateral e multilateral.
No dia anterior, o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, realizou uma reunião em Caracas com o representante especial do governo chinês para assuntos latino-americanos, Qiu Xiaoqi.
A reunião ocorreu no contexto das comemorações do 50º aniversário das relações bilaterais entre os dois países, escreveu o diplomata sul-americano na rede social X.
mem/idm/bm