Pela primeira vez na história da nação sul-americana, membros daquela comunidade, historicamente excluídos de diferentes cenários, percorrerão a sede da Presidência, como símbolo de avanço na garantia de seus direitos e na construção de políticas públicas.
Segundo comunicado oficial, o hasteamento da Bandeira no pátio da Casa de Nariño, por ocasião do Dia Internacional do Orgulho, é mais que um símbolo, é um sinal do compromisso assumido com esta população que sofreu estigmatização, discriminação, exclusão , especialmente em áreas rurais e comunidades étnicas.
Hoje, acrescenta o texto, acompanhamos as mais de 500 mil pessoas que se reconhecem a partir das suas diversidades de gênero e orientação sexual como membros da população LGBTIQ (Lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros, intersexuais, queer, não binários e mais), com ações concretas.
Entre estes, destacou a criação e implementação da Direcção de Garantia dos Direitos da População LGBTIQ+ no vice-ministério das diversidades do Ministério da Igualdade e Equidade.
Foi ainda informado que esta entidade já tem um projecto de investimento aprovado pela Direcção Nacional do Planeamento e caminha para o desenvolvimento e aprovação do programa Diversidade em Dignidade que procura contribuir para a garantia do gozo efetivo dos direitos da população LGBTIQ+ .
mem/se/ls