Na véspera, os liderados pelo professor Pablo Terry venceram os homólogos do México e da Venezuela em dois sets e lideraram a prova classificatória que concede três vagas para o evento universal deste ano, sediado em Hong Kong.
Com placares parciais de 14 a 4 e 3 a 0, os antilhanos derrotaram os astecas no primeiro turno e depois contaram com os donos da casa com placares de 4 a 2 e 1 a 0 para avançar o passe que lhes permitirá defender o título obtido em Solo mexicano em 2022.
Na disputa, onde é utilizada a lei de Equilíbrio de Gênero, a seleção porto-riquenha também participa e é disputada pelo sistema round-robin em dois turnos.
O primeiro colocado da fase regular terá vaga segura na partida onde será discutida a medalha de ouro e os ocupantes das posições dois e três se enfrentarão para definir o outro finalista.
Os cubanos acertaram nesta sexta-feira mais uma partida dupla contra os porto-riquenhos e os mexicanos e se imporem o seu favoritismo garantiriam uma das três primeiras vagas da competição e guardariam na ficha o passe para a Copa do Mundo.
mem/blc/ls