2 de July de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Elogiam os trabalhadores do centro cirúrgico cubano com acesso mínimo

slide-1-1

Elogiam os trabalhadores do centro cirúrgico cubano com acesso mínimo

Pela Reina Magdariaga

Havana, 30 jun (Prensa Latina) As conquistas do Centro Nacional de Cirurgia de Acesso Mínimo (CNCMA) de Cuba se devem à qualidade de seus recursos humanos, diretriz da instituição de saúde nacional e internacional aqui destacada.

A CNCMA obteve a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade na norma ISO 9001:2015 pelo Gabinete Nacional de Normalização e pelo Instituto de CERTIFICAÇÃO, SL (ICDQ), da Espanha, e isso não teria sido possível sem o seu capital humano, disse à Prensa Latina a vice-diretora de ensino e pesquisa, Rosalba Roque.

Além disso, acrescentou, esta área da saúde, desenhada pelo líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, está certificada desde 2017 pelo (Junta de Acreditación Nacional) Conselho de Credenciamento Nacional, que reconhece o programa acadêmico de uma especialidade.

Segundo Roque, temos uma missão clara há 30 anos, e é a investigação, desenvolvimento e generalização da cirurgia minimamente invasiva em Cuba e que tem sido o motor do desenvolvimento do centro desde a sua fundação. Nestas três décadas temos mais de cinco mil formados em cada uma das áreas, mais de mil pacientes operados, desenvolvemos a cirurgia oncológica e também recebemos prêmios e reconhecimentos”, comemorou o especialista.

Não podemos deixar de reconhecer que temos um líder, o diretor e fundador do Centro Nacional de Cirurgia de Acesso Mínimo, Julian Francisco Ruiz, um homem capaz de sonhar, mas que nos une, e que tem permitido a melhoria contínua com a introdução de técnicas de intervenção da organização e da gestão.

Quando questionado sobre a influência do bloqueio imposto pelo governo dos Estados Unidos no cumprimento dos objetivos do centro, respondeu que “apesar das limitações, o seu grupo não deixou de formar recursos humanos e de cuidar dos pacientes, mas também não o fizemos sozinhos”, ele notou.

Como reconheceu o Vice-Ministro da Saúde de Cuba, Reynold Garcia, no contexto da Convenção do 30º Aniversário do centro, “avançamos porque contamos com o apoio da nossa organização, a Universidade de Ciências Médicas de Havana e outras entidades”, disse Roque.

O especialista acredita que para amenizar os problemas é preciso haver união entre as instituições de saúde e seus profissionais. “O bloqueio nos afetou economicamente, mas o bloqueio mental, o bloqueio espiritual, é fatal”, destacou.

O Centro Nacional de Cirurgia de Acesso Mínimo obteve resultados importantes nestes 30 anos, mas ainda tem muito que avançar e a nossa equipa está convencida de que estamos prontos para o futuro, concluiu.

mem/rml/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES