Sob o lema Vamos ao cinema, o Multicine Infanta associa-se a esta iniciativa com a exibição do documentário Vecinos (1985), de Enrique Colina; e Os Sobreviventes (1979), dirigido por Tomás Gutiérrez Alea (Titón), na Sala 1 do espaço substituto das quartas-feiras.
As salas 2 e 3 acolherão, respetivamente, o ciclo “Vibra con lascreen”, que inclui longas-metragens e documentários com temática musical, nacionais e estrangeiros; e o ciclo “Distopias” com a exibição de Jogos Vorazes (2012).
Uma das propostas do Festival de Cinema de Verão é relembrar aqueles títulos cubanos que comemoram seu aniversário em 2024, por exemplo, De certa forma (50 anos), Retrato de Teresa (45), Conducta e Boccaccerías habaneras (10) , anunciaram recentemente em uma coletiva de imprensa.
Os mais pequenos de casa também vão deliciar-se no verão graças a um programa infanto-juvenil, que destaca uma homenagem aos 20 anos de Fernanda, uma série de desenhos animados criada por Mario Rivas, entre outras projeções.
O filme Aislados, que aborda o período associado à pandemia da Covid-19; A Espera, dirigido por Daniel Ross; Farándula, longa de estreia do ator e diretor Jazz Vilá; e o documentário Tarará, a história de Chernobyl em Cuba compõem o catálogo de filmes de verão.
Shows musicais também serão realizados no cinema Yara e os fãs de esportes poderão curtir os Jogos Olímpicos Paris 2024 no telão.
Esta é uma iniciativa do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (ICAIC), com a qual a instituição celebra o seu 65º aniversário e contribui para a fruição da magia da sétima arte nas salas de cinema.
mem/amr/ls