O chamado “pequeno verão de San Juan”, com máximas de 20 a 23 graus Celsius, praticamente chegou ao fim e, a partir de terça-feira, haverá uma queda acentuada nos termômetros, alertaram especialistas desse órgão.
A especialista Catalina Cortés disse que as mínimas de hoje serão de três graus e as máximas se aproximarão dos 15 graus, o que é normal para o inverno do sul.
O veranito não é, no entanto, um fenômeno estranho, pois geralmente ocorre durante a primeira fase da estação fria, devido ao fato de que os ventos do leste descem da Cordilheira dos Andes e, por um efeito físico, aquecem, gerando um aumento na temperatura.
De acordo com Andrés Moncada, meteorologista da DMC, essas correntes são mais conhecidas como ventos “raco”, “terral” ou “puelche” e têm seu principal efeito nos vales e na cordilheira costeira.
Quando o verão de San Juan terminar, as temperaturas começarão a cair novamente, o que será particularmente perceptível nas regiões de Coquimbo, Valparaíso, Metropolitan e O’Higgins, disse Moncada.
arc/car/eam/bm