4 de July de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Equador analisará pedido de impeachment contra chanceler

Equador analisará pedido de impeachment contra chanceler

Quito, 2 jul (Prensa Latina) A Comissão de Fiscalização da Assembleia Nacional do Equador analisará hoje o pedido de impeachment contra a chanceler Gabriela Sommerfeld, pela violenta operação policial na embaixada mexicana aqui.

O grupo de trabalho se reunirá virtualmente nesta terça-feira para ouvir sobre o pedido que, se qualificado, começará a tramitar no Legislativo.

O pedido de acusação política contra Sommerfeld foi levantado pela deputada do movimento Revolução Cidadã (RC), Jhajaira Urresta, depois de o Governo de Daniel Noboa ter invadido a Embaixada do México nesta capital, no dia 5 de abril, para prender o antigo vice-presidente Jorge Glas.

O pedido de impeachment contra o chanceler equatoriano será conhecido antecipadamente depois que membros da assembleia do RC e do Partido Social Cristão (PSC) retirarem suas assinaturas para processar politicamente três ex-funcionários do governo de Guillermo Lasso.

Após instaurar o processo contra Sebastián Corral, ex-Secretário da Administração Pública; Andrea Montalvo, ex-secretário de Ensino Superior e Pablo Arosemena, ex-ministro da Economia, a Supervisão acelerou o processo para processar Sommerfeld.

Entretanto, Noboa defendeu o seu chanceler e acusou os membros da assembleia do RC, do PSC e da Construye de concordarem em “rebaixar” os julgamentos contra Arosemena, Corral e Montalvo para avançar a interpelação de Sommerfeld.

Para o presidente, trata-se de uma manobra que visa “acelerar o julgamento da mulher que teve que tomar decisões diplomáticas que ninguém mais teria ousado: Gabriela Sommerfeld”.

O ministro também falou na rede social X e agradeceu a confiança de Noboa, que “a obriga a não tremer” e a “seguir em frente sem medo”.

O chanceler Sommerfeld tem sido questionado por grupos políticos da Assembleia devido à crise com o México, país que rompeu relações diplomáticas após o assalto à sede da sua embaixada, em 5 de abril, para prender o ex-vice-presidente Jorge Glas, que encontrou refúgio na legação.

Nos últimos dias, Noboa e a Assembleia tiveram confrontos, ainda neste sábado o presidente atacou os parlamentares pelo processo de aplicação das reformas derivadas da consulta popular, incluindo o aumento das penas para crimes ligados ao crime organizado.

jha/nta/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES