22 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Nem Biden nem Trump, eleitores dos EUA rejeitam ambas candidaturas

Nem Biden nem Trump, eleitores dos EUA rejeitam ambas candidaturas

Washington, 2 jul (Prensa Latina) Quase quatro meses antes das eleições de 5 de novembro, os eleitores nos Estados Unidos consideram hoje que nem o democrata Joe Biden nem o seu rival republicano, Donald Trump, deveriam estar nas urnas.

Este critério dos eleitores foi reforçado após o primeiro debate realizado entre os dois candidatos em 27 de junho.

72% dos eleitores registrados acham que Biden não deveria concorrer à reeleição, de acordo com uma pesquisa da CBS News e YouGov realizada após o debate em Atlanta.

Antes desse confronto, os eleitores manifestaram repetidamente dúvidas sobre se o atual presidente tinha capacidade cognitiva suficiente, devido à sua idade (81 anos), para continuar a liderar o país.

Esses critérios se aprofundaram após o confronto diante das câmeras de TV, após o qual aumentaram os apelos para que Biden se afastasse, mas também se levantaram vozes para que Trump abandonasse a corrida.

As pesquisas mostraram que 49% dos eleitores acreditam que o ex-presidente não tem saúde mental e cognitiva para exercer o cargo e 54% estimam que ele não deveria concorrer.

Logo após o debate, o Conselho Editorial do Philadelphia Inquirer apelou a Trump para desistir da corrida à Casa Branca.

“Biden teve uma noite horrível (…) Mas o debate sobre o debate está fora de lugar. A única pessoa que deveria se retirar da corrida é Trump”, escreveu o Conselho em um artigo de opinião no fim de semana.

Ontem à noite, Biden descreveu como um “precedente perigoso” a decisão do mais alto tribunal do país de conceder imunidade parcial a Trump sobre o que aconteceu no Capitólio em 6 de janeiro de 2021.

Isso significa que agora “praticamente não há limites para o que o presidente pode fazer”, disse ele.

“Não concordo”, advertiu o presidente em breves declarações na Casa Branca.

Ele comentou que os eleitores mereciam uma resposta nos tribunais antes das eleições sobre o que aconteceu em 2021, quando centenas de apoiadores de Trump invadiram o Capitólio.

Biden acrescentou que os eleitores em novembro serão responsáveis ​​por determinar nas urnas se querem eleger o seu rival “agora sabendo que ele terá mais coragem para fazer o que quiser, quando quiser”.

Como seria de esperar, o antigo governante considerou que a decisão de ontem no Supremo Tribunal é uma “grande vitória” para a Constituição e democracia.

Biden e Trump esperam aparecer na chapa presidencial de 2024. O que acontecerá em novembro? A resposta à pergunta será em alguns meses.

arc/dfm/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES