23 de February de 2025

NOTICIAS

Projeto de prorrogação de eleições municipais avança no Chile

Projeto de prorrogação de eleições municipais avança no Chile

Santiago do Chile, 2 jul (Prensa Latina) A Câmara dos Deputados do Chile aprovou o projeto do Serviço Eleitoral de realizar eleições municipais em dois dias e hoje devolverá o texto ao Senado para seu terceiro procedimento.

A iniciativa, que propõe a realização das eleições nos dias 26 e 27 de outubro, foi aprovada por 87 votos a favor, 44 contra e quatro abstenções.

O objetivo é evitar aglomerações nas escolas, onde se espera grande afluência às urnas após a aprovação da obrigatoriedade por aqui.

Soma-se a isso o fato de haver mais de 20 mil candidatos a governadores, vereadores regionais, prefeitos e vereadores nas 345 comunas do país.

O projeto legislativo contempla ainda outras alterações, como a eliminação da proibição da venda de álcool, ou lei seca, durante as eleições e o uso de lápis azul ou caneta esferográfica, em substituição ao grafite.

Pretende também reduzir o pagamento por voto que os candidatos e partidos políticos obtêm, com o objectivo de reduzir os gastos públicos.

Em dias de eleições ou plebiscitos, o direito de voto dos trabalhadores é aumentado de duas para três horas, e o transporte público deve garantir o funcionamento de sua frota para garantir a circulação dos eleitores.

O projeto desqualifica qualquer pessoa que deva pensão alimentícia de ser candidato a cargo municipal.

Entretanto, foi rejeitada a proposta de incluir redes sociais e plataformas digitais na publicidade eleitoral que deve ser regulamentada.

arc/car/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES