24 de February de 2025

NOTICIAS

Jamaica em toque de recolher devido ao furacão Beryl

Jamaica em toque de recolher devido ao furacão Beryl

Kingston, 3 de jul (Prensa Latina) A Jamaica estará hoje sob toque de recolher para minimizar a perda de vidas humanas e materiais durante a passagem do furacão Beryl, que causou estragos no leste do Caribe e deixou pelo menos sete mortos.

A medida entrará em vigor das 06h00 às 18h00, hora local, esta quarta-feira com vista a reduzir a circulação desnecessária de pessoas que pretendam cometer crimes e além disso toda a ilha será considerada zona de desastre para os próximos alguns anos.

Ao anunciar essas disposições, o primeiro-ministro Andrew Holness também ordenou a evacuação obrigatória dos residentes de áreas baixas e propensas a inundações.

Exigiu a colaboração dos cidadãos porque a prioridade é salvar vidas e informou sobre a atribuição de cinco milhões de dólares para que cada um dos 63 distritos do país possa prosseguir com as tarefas de contingência. Além disso, Holness anunciou ações contra o aumento dos preços dos produtos básicos enquanto o país caribenho se encontra em situação de emergência.

Ontem, o governo jamaicano ativou a fase de alerta em resposta à passagem iminente do furacão Beryl e de acordo com o disposto na Lei de Gestão de Riscos.

O Primeiro-Ministro disse que tal decisão permite uma postura proativa para preparar e proteger a ilha contra qualquer potencial ameaça representada pelo ciclone, e cria as condições para responder a qualquer eventualidade.

O seu governo também implementou medidas para proteger a agricultura, a mineração e a pesca em meio a uma possível devastação.

A Jamaica neste dia pode ser o próximo país da região a ser devastado pelo Beryl, que se desloca com categoria quatro em direção ao noroeste do Mar do Caribe, depois de devastar cidades em Granada, São Vicente e Granadinas e Barbados.

O furacão causou quatro mortes nos dois primeiros países e outras três na Venezuela, além de danos extensos em infraestruturas e outros sectores socioeconómicos.

oda/ymr / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES