O valor representa um aumento homólogo de 19 por cento, o que garante uma base sólida para poder cumprir o objetivo traçado para 2024, que é gerar entre 55 e 56 bilhões de dólares com as vendas externas destes artigos.
A avaliação foi do vice-chefe daquela pasta, Phung Duc Tien, que atribuiu o bom resultado dos primeiros seis meses do calendário ao desempenho de sete principais grupos de produtos: café, borracha, arroz, frutas e legumes, castanha de caju, camarão e artigos de madeira.
Destes, especificou, os que obtiveram maior excedente foram a madeira e os produtos derivados da madeira, o café, os legumes e frutas, o arroz e o camarão.
De acordo com o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, 2024 continuará a ser um ano rico em oportunidades para as exportações de arroz, à medida que a procura aumenta nos principais mercados consumidores do Sudeste Asiático, como a Indonésia, as Filipinas e a Malásia, bem como na China e África.
Por outro lado, as exportações de frutas e vegetais poderão quebrar todos os recordes de exportação depois de ultrapassarem, pela primeira vez na história, bilhões de dólares em receitas no primeiro trimestre do ano.
jf/mpm / fav