O programa, lançado em 2015, envolve 100 cidades com 7.188 projetos, dos 8.000 planejados, relacionados a transporte público e privado, construção, governança e comércio, entre outras áreas, a serem implementados com a implantação de tecnologia e soluções digitais, de acordo com o Ministério de Habitação e Assuntos Urbanos.
De acordo com a organização, cada uma dessas cidades alcançou até o momento metas amplas de transformação.
Para a Missão, o governo indiano alocou um orçamento de 480 milhões de rúpias, quase seis milhões de dólares, dos quais 97% já foram liberados, disse a fonte.
Ele disse que esse projeto permitirá que impulsione o crescimento econômico e melhore a qualidade de vida com o desenvolvimento local e aproveite a tecnologia como um meio de criar resultados inteligentes para os cidadãos.
Pelos padrões internacionais, uma cidade fará a diferença nesse sentido ao aproveitar as tecnologias digitais e de informação, melhores práticas de planejamento urbano, parcerias público-privadas e mudanças nas políticas.
Várias das cidades do programa são Ahmedabad, em Gujarat, Amritsar, em Punjab, Coimbatore e Chennai, em Tamil Nadu, e Mumbai, em Maharashtra.
jf/lrd/bm