Como apurou a Prensa Latina, a série de programas temáticos, sob o título Laboratorium, será traduzida para quatro idiomas e mostrará as conquistas da ciência universitária e acadêmica, bem como os avanços de empresas científicas e tecnológicas de sucesso, e revelará a imagem do cientista contemporâneo.
Após a transmissão na Rússia, no dia 10 de julho, a série Laboratorium será dublada em inglês, chinês, português e espanhol. Além disso, será transmitido para parceiros de mídia da TVBrics em todo o mundo.
O projeto apresenta pesquisas de ponta que moldam o futuro e criam uma plataforma de cooperação científica e tecnológica entre os países Brics plus, explicou o chefe do Departamento de Radiodifusão Temática e Projetos Especiais de Mídia da TVBrics, Ivan Zajarchenko.
A divulgação internacional do programa Laboratorium fará dele uma ferramenta para promover a imagem da Rússia como um país tecnologicamente progressista e um dos líderes mundiais na formação e apoio a especialistas científicos, acrescentou.
A série consiste em 13 episódios de 13 minutos cada, dedicados a uma descoberta única e ao pesquisador ou grupo de cientistas por trás dela. O formato do programa envolve uma explicação acessível dos avanços mais complexos em linguagem simples e através de associações claras.
Além disso, a apresentadora do projeto, Lyuba, gerado por inteligência artificial, ajuda a entender o tema.
O Laboratorium aborda diversos temas como: tendências em pesquisa médica, novos métodos de tratamento e diagnóstico de doenças, desenvolvimento de medicamentos, drones, sistemas de transporte inteligentes, inteligência artificial, computação quântica e tecnologias para agricultura sustentável.
O projeto convida o espectador a mergulhar na história da descoberta, traçar as etapas do estudo do problema em nível internacional e compreender a importância da invenção dos cientistas russos para a humanidade e a ciência mundial.
jf/gfa / fav