Na categoria 800 metros feminino competirão Tsige Duguma, Habtam Alemu e Worknesh Melese, enquanto Nigist Getachew será reserva.
A escalação masculina de 1.500 metros inclui Abdisa Fayisa, Samuel Tefera e Ermias Girma, com Taddese Lemi na reserva. Para as mulheres estarão Tsegay, Birke Hayelom e Dirbe Wolteji, com Hirut Meshesha nomeado como reserva.
Tsegay também competirá nos cinco mil metros ao lado de Medina Isa e Ejigayehu Taye. Esta escalação tem o running back Freweyni Hailu como reserva.
O campeão olímpicoTóquio 2020, Berega, pretende conquistar a segunda medalha nas cinco argolas nos 10 mil metros masculinos, e será acompanhado na equipe por Yomif Kejelcha (também nomeado em homenagem aos cinco mil metros) e Berihu Aregawi. A reserva dessa escalação é Biniam Mehari.
Tsegay, Fotien Tesfay e Tsige Gebreselama competirão na mesma distância feminina, enquanto Aynaddis Mebratu está listada como reserva.
Por outro lado, a prova masculina de três mil metros com obstáculos é atraente, com Girma, recordista mundial, no elenco, ao lado de Samuel Frew e Getnet Wale. Abraham Sime será reserva nesta categoria.
Os atletas Simbo Alemayehu e Lomi Muleta representarão a nação africana nessa competição.
Para a maratona, Adis Abeba vai com o que há de melhor e brilha ao confirmar a presença do recordista mundial, Tigist Asefa, da campeã mundial do ano passado, Amane Beriso, e de Megertu Alemu. Na reserva está o medalhista mundial de 2022 Goitytom Gebresellasie.
Na mesma secção masculina, o veterano Kenenisa Bekele procurará deixar mais uma vez a sua marca e estará acompanhado por Sisay Lema e Deresa Geleta. O campeão mundial de 2022, Tamrat Tola, é reserva para a maratona.
Já a corredora Misgana Wakuma foi confirmada para a marcha de 20 quilômetros.
oda/rmn