O evento será inaugurado às 17 horas locais no salão Montevidéu da Legislatura da Cidade de Buenos Aires e, em seu primeiro dia, contará com a participação do cientista político Atilio Borón, do filósofo Rocco Carbone, da advogada Paola Renata Gallo, do sociólogo Jorge Elbaum e da deputada da Unión por la Patria Victoria Montenegro.
Amanhã, conferências e debates serão realizados na Universidad Nacional Madres de Plaza de Mayo.
Entre os temas a serem discutidos estão a relação entre o fascismo do século XX e suas novas formas; as expressões atuais de violência contra o povo; as organizações do campo popular, a resistência e a construção de alternativas.
Além disso, serão analisados a identidade e os processos de subjetivação na interseção entre o fascismo e o neoliberalismo.
Entre as organizações que estarão representadas estão o Movimento pela Paz, Soberania e Solidariedade entre os Povos, a Liga pelos Direitos Humanos, a Associação Americana de Juristas, a Federação de Organizações Argentino-Palestinas, a Associação pela Unidade de Nossa América e a Rede de Artistas e Intelectuais em Defesa da Humanidade.
Membros da Asociación de Exdetenidos desaparecidos e da Central de Trabajadores-Autónoma também estarão presentes.
rgh/gas/mb