“Desejo a vocês um excelente mandato. Contem com o Brasil para o fortalecimento dos laços diplomáticos entre nossos países, bem como para o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da democracia”, postou Lula nas redes sociais.
A chegada de Sir Keir, como é chamado por ter um título de cavaleiro, como chefe do governo britânico encerra a era de cinco premierships conservadores. Após 14 anos, o Partido Trabalhista, de centro-esquerda, confirmou sua vitória esmagadora nas eleições parlamentares britânicas.
A organização política conquistou mais de 410 cadeiras, superando com folga o mínimo necessário para garantir a maioria na assembleia.
Era necessário conquistar 326 cadeiras das 650 disponíveis para vencer a eleição.
Após a vitória, o novo premiê garantiu que o mandato exigirá “grande responsabilidade” e prometeu trabalhar imediatamente para melhorar o país.
Lula e Starmer conversaram na cúpula climática da ONU em Dubai, em dezembro, e Starmer elogiou a liderança do brasileiro na agenda climática.
“A forte liderança do presidente Lula em questões climáticas é um exemplo a ser seguido por todos”, disse o britânico em uma plataforma digital na ocasião.
mem/ocs/bm