9 de January de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Possível trégua humanitária de duas semanas anunciada na RDC

Possível trégua humanitária de duas semanas anunciada na RDC

Kinshasa, 5 jul (Prensa Latina) Uma trégua humanitária de duas semanas entre as Forças Armadas da República Democrática do Congo (RDC) e os rebeldes do Movimento 23 de Março (M23) poderá começar hoje no leste do país.

A notícia, anunciada através de um comunicado do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, não foi confirmada em nenhum dos canais oficiais da RDC, e os meios de comunicação locais, como o portal Actualité CD, também citam fontes norte-americanas.

Segundo o que foi divulgado, a trégua humanitária deverá começar esta sexta-feira e tem como objetivo facilitar o regresso dos deslocados pelo conflito na província do Kivu do Norte às suas comunidades, além de permitir o acesso dos trabalhadores humanitários.

A deterioração da situação neste território tornou-se muito mais grave após a tomada de várias cidades e vilas pelo M23, o que levou a deslocações massivas numa província que já albergava quase três milhões de refugiados internos.

Supostamente em vigor desde a meia-noite de 5 de julho até 19 de julho, a pausa obriga as partes em conflito a silenciar as suas armas e segundo o comunicado é apoiada pelos governos da RDC e do Ruanda, país que dá apoio aos rebeldes do M23.

Embora a notícia esteja a ganhar espaço nos meios de comunicação internacionais e já existam declarações da União Europeia em apoio a esta decisão, até ao momento não há declarações governamentais ou declarações da Missão das Nações Unidas para a Estabilização na RDC ou da coordenação humanitária.

mem/kmg/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES