4 de October de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Trabalhadores petrolíferos equatorianos contra privatização do sector

Trabalhadores petrolíferos equatorianos contra privatização do sector

Quito, 5 jul (Prensa Latina) A Associação de Trabalhadores de Empresas Energéticas e Petrolíferas (Antep) rejeitou hoje as intenções do governo do presidente Daniel Noboa de privatizar os campos petrolíferos, um sector que procura aumentar a produção.

Em comunicado, a Antep afirma ter demonstrado com cálculos como a “aliança público-privada” no campo de Auca gerou menos 3 mil milhões e meio de dólares de receitas para o Estado em seis anos.

O sindicato critica as recentes declarações do ministro dos Transportes e Obras Públicas, Roberto Luque, que até há poucos dias estava à frente do Ministério da Energia e Minas.

Em entrevista a um meio de comunicação local, Luque citou problemas com o Vice-Ministério de Hidrocarbonetos por não encontrar ninguém que se alinhe com a posição do governo para iniciar a licitação de campos de gás e petróleo.

A teimosia em manter uma posição ideológica sem apoio material e matemático é preocupante (…) Será que esta posição de entregar os campos de produção ao sector privado se tem revelado repetidamente prejudicial aos interesses do Estado?

A organização alerta para o facto de o governo estar a planear a privatização do campo de Sacha, localizado na província amazónica de Orellana e considerado a “joia da coroa”.

Os deputados manifestaram-se ainda contra o facto de infra-estruturas petrolíferas fundamentais, como o Oleoduto de Crude Pesado (OCP), continuarem em mãos privadas, apesar de deverem passar para o Estado em janeiro de 2024, o que significa que os cofres fiscais perdem 125 milhões por ano “sem qualquer justificação”.

A OCP retomou as operações no dia anterior, após uma paragem desde 17 de junho devido a problemas numa secção do oleoduto afetada pela erosão do rio Coca.

A atual crise económica pode agravar-se com a entrega destas infra-estruturas e campos a empresas privadas, o que minimizaria o rendimento da produção petrolífera, enquanto, por outro lado, aumentaria o preço dos combustíveis, justificando-o com necessidades fiscais, alertou o coletivo.

rgh/avr/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES