É o que escreve em sua conta de Facebook o especialista e investigador cubano José Luís Perelló, que segue de perto os últimos desenvolvimentos na indústria do turismo.
Ele refere que a indústria do turismo, que está constantemente à procura de ideias inovadoras para recriar as experiências mais memoráveis, é responsável pela criação do Glamping. Este termo combina duas palavras Glamour e Camping e, como o nome indica, alia o contacto com ambientes rurais ao luxo de um hotel de cinco estrelas e à aventura.
É a procura de muitas pessoas por conforto, o melhor do alojamento turístico, ao mesmo tempo que se deslocam a ambientes verdes. Estima-se que, até 2024, o mercado do glamping cresça a uma taxa de 11% na Europa e 15% nos Estados Unidos.
O glamping destina-se ao segmento de mercado que procura aproximar-se do mundo do campismo sem passar pelas práticas incómodas do campismo.
A experiência de acampar sem passar pelas práticas incómodas do campismo.
Em princípio, esta modalidade requer uma localização excecional, em vales profundos, locais imersos na natureza, junto a um rio, uma cascata ou numa floresta, onde a experiência de contacto com o ambiente é profunda e íntima.
Atualmente, destinos de natureza como a Colômbia, Costa Rica, México, Jamaica, Chile, República Dominicana, entre os principais, dominam este mercado através de agências de viagens especializadas.
Na Colômbia, o Glamping Lumbre está localizado em Salento, que possui tendas confortáveis e sofisticadas, com vista para as montanhas e para a natureza, que podem acomodar até quatro pessoas e possuem casa de banho privativa.
Para deixar a estadia ainda melhor, há um bar e restaurante na propriedade, com café da manhã continental, além de wifi e estacionamento gratuitos.
No Lago Valle Wine Glamping, no Vale de Guadalupe, no México, também é possível ficar num acampamento com mais comodidades.
Os viajantes que ficam lá podem desfrutar de uma piscina com vistas incríveis, bem como outras comodidades para hóspedes com mobilidade reduzida, analisa o académico.
rgh/rfc/glmv