Isso ocorre apesar do fato de haver cada vez mais carros no país, insistiu a mensagem que apresenta os resultados da pesquisa.
De acordo com um estudo da KCW encomendado pela consultoria política Agora Verkehrswende, isso é verdade mesmo sem nenhuma medida restritiva, como os fechamentos impostos durante a pandemia.
De acordo com dados da Autoridade Federal Alemã de Veículos Automotores (KBA) citados na consulta, mais de 49 milhões de carros foram registrados no final do ano passado do que nunca.
O motivo da redução do tráfego nas rodovias é, provavelmente, o fato de as pessoas estarem se deslocando menos. De acordo com uma pesquisa do instituto de pesquisa econômica Ifo, em fevereiro de 2024, cerca de um quarto da população estará trabalhando em casa.
Esse número permaneceu quase constante desde abril de 2022, pouco depois que a obrigação de trabalhar em casa foi suspensa, escreveram os pesquisadores da Agora Verkehrswende.
A participação do transporte público no desempenho total, por exemplo, foi de cerca de 10% tanto em maio de 2017 quanto no final de 2023. O transporte motorizado privado, ou seja, principalmente carros particulares, foi responsável por pouco menos de 60%.
mem/rfc/bm