22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Bolívia reafirma destaque internacional com visita de Lula

Bolívia reafirma destaque internacional com visita de Lula

Por Jorge Petinaud

La Paz, 9 jul (Prensa Latina) O intenso programa realizado hoje na Bolívia pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, ratifica a atuação proativa do Estado Plurinacional em matéria de política externa.

Por Jorge Petinaud Martínez

Correspondente-chefe na Bolívia

A agenda oficial do presidente visitante em seu retorno à Bolívia após 15 anos começou nesta terça-feira no hotel Radisson em Santa Cruz de la Sierra, no leste da Bolívia, com um encontro bilateral com seu colega e anfitrião, Luis Arce.

Fontes do Ministério da Presidência do Estado Plurinacional afirmaram que as conversações incluem questões relacionadas com agricultura, mineração, energia, eletricidade e gás, entre outros temas, naquela que constitui a sua terceira reunião presidencial bilateral em pouco mais de um mês.

Uma hora depois, acontecerá a reunião ampliada dos líderes com membros de seus gabinetes ministeriais, e a assinatura de um pacote de documentos está prevista para ocorrer às 12h (horário da Bolívia).

Os dirigentes prestarão declarações à imprensa 30 minutos depois e posarão para a fotografia oficial antes do almoço oferecido por Arce em homenagem ao dignitário visitante.

À tarde, Lula da Silva terá encontro com os movimentos sociais bolivianos membros do Pacto de Unidade e o dia terminará com a presença dos dois chefes de estado no encerramento do Fórum Empresarial Bolívia-Brasil.

Prova da importância deste segmento é a presença de cerca de 100 empresários e empresários brasileiros na delegação que acompanha o líder do gigante sul-americano, com o objetivo de explorar nichos de investimento e de intercâmbio comercial.

A previsão é que Lula retorne ao Brasil às 17h40 (horário da Bolívia) desta terça-feira.

ATIVAR AGENDA INTERNACIONAL

De 4 de junho deste ano até esta terça-feira, o presidente Arce manteve encontros pessoais com seus homólogos da Rússia, Vladimir Putin, do Paraguai, Santiago Peña, e agora com Lula, além de há apenas 24 horas ter formalizado em Assunção a adesão da Bolívia ao Mercado Comum do Sul (Mercosul).

Na 64ª Cúpula de Chefes de Estado daquele fórum, reuniu-se com os líderes do Brasil, Paraguai, Uruguai e a Ministra das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, além dos representantes dos países associados.

“Tivemos uma reunião com um dos países mais importantes do mundo, a Rússia. Conseguimos conquistas na oferta exportável, em termos sociais, comerciais e de cooperação”, disse a vice-ministra das Comunicações, Gabriela Alcón, sobre todos esta atividade. .

No caso particular da estadia de Arce na Rússia, as partes concordaram em intensificar o comércio bilateral e acelerar os investimentos das empresas russas em projetos hidrelétricos, lítio e hidrocarbonetos na Bolívia.

Alcón lembrou que também durante a visita de Peña à Bolívia assinou “instrumentos bilaterais importantes”, e o mesmo se espera esta terça-feira com Lula da Silva.

“Há vários assuntos que temos trabalhado nas áreas da agricultura, mineração, energia, eletricidade e social; portanto, há vários assuntos que vão ser abordados e os acordos que serão alcançados esta terça-feira”, explicou, por sua vez, a Ministra da Presidência, María Nela Prada.

O ministro descreveu a visita do presidente brasileiro como um “momento histórico”.

Também está na agenda a finalização de vários acordos com o presidente brasileiro, que serão refletidos em uma Declaração Conjunta, na qual não faltará o apoio do Brasil ao Governo Arce após o fracassado golpe de Estado de 26 de junho passado, como representante visitante.

mem/jpm/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES