Segundo a sede diplomática do Caribe, o evento realizado na véspera na Comissão Econômica das Nações Unidas para África (CEA) foi realizado sob o tema “Mulheres, paz e segurança: uma troca de lições aprendidas e experiências na implementação da resolução 1325 “.
Foi organizado pela Rede Mulheres na Diplomacia do país africano, com o objectivo de relembrar as melhorias significativas alcançadas até agora e o trabalho que ainda precisa ser feito para garantir que as mulheres tenham oportunidades iguais para liderar e contribuir nesse campo.
A este respeito, Zewde destacou a necessidade crítica de as mulheres estarem plenamente representadas em todos os aspectos da diplomacia e da tomada de decisões, com as suas perspectivas e abordagens únicas.
Ela considerou que a Resolução 1325 do Conselho de Segurança da ONU anuncia um futuro melhor para os profissionais do sector e insta todos os intervenientes a aumentarem a sua participação e incorporarem uma perspectiva de gênero em todas as iniciativas da organização multilateral sobre paz e segurança.
O evento contou com a presença do Secretário-Executivo da CEA, Claver Gatete, da Enviada Especial da União Africana (UA) para a Mulher, Paz e Segurança, Bineta Diop, da Ministra da Mulher e dos Assuntos Sociais da Etiópia, Ergogie Tesfaye, bem como embaixadores, diplomatas e representantes de organizações internacionais credenciadas.
Por outro lado, os painéis foram chefiados pela representante espacial e chefe do Gabinete de Ligação das Mulheres da ONU junto da UA e da CEA, Antonia Sodonon, pela directora executiva da Associação Nacional das Mulheres Etíopes, Saba Gebremedhin, e pela enviada especial da ONU para o Corno de África, Sra. Hanna Tetteh, entre outras personalidades.
mem/rmn/ls