A embaixadora da Etiópia em Beijing, Tefera Derbew, e o vice-chefe da Missão, Dewano Kedir, conversaram com o presidente da CCIT, Guo Huaigang, também sobre formas de fortalecer ainda mais as relações estabelecidas entre ambas as partes, revelou a Fana Broadcasting Corporate.
No dia 21 de junho, uma delegação de 30 empresas chinesas liderada por Huaigang participou juntamente com entidades e responsáveis locais num Fórum de Comércio e Investimento para fortalecer os laços nestas esferas.
Falando no evento, o Ministro de Estado da Indústria da Etiópia, Hassen Mohammed, destacou o notável crescimento da cooperação económica entre os dois países nas últimas décadas, à medida que intensificam o intercâmbio em parques industriais, agricultura, desenvolvimento tecnológico e outros setores.
Por sua vez, a Chefe de Estado das Finanças para a Cooperação Económica, Semereta Sewasew, afirmou que estas relações bilaterais se baseiam nos princípios do benefício mútuo, respeito e confiança, o que contribui grandemente para o rápido crescimento económico da nação africana.
“Ao longo das últimas duas décadas, as empresas chinesas implementaram com sucesso mais de 70 projetos de grande e média dimensão, incluindo dois projetos ferroviários, subestações elétricas e linhas de transmissão e modernização das telecomunicações”, sublinhou.
Lembrando que a cooperação económica entre a Etiópia e a China começou em 1971, Sewasew mencionou o desenvolvimento de megaprojetos nacionais com o apoio da China, incluindo autoestradas, terminais aeroportuários e diversas indústrias transformadoras.
Da mesma forma, o governo do gigante asiático financiou iniciativas de desenvolvimento principalmente sob a forma de subsídios, além de ajudar o crescimento verde, a segurança alimentar, a construção de hospitais e a oferta de material médico, acrescentou.
mem/rmn / fav