Com exclusividade para Prensa Latina, Anabel Núñez González, membro da equipe de comunicação da Fundação Nicolás Guillén, explicou que o objetivo é manter vivo o legado literário e social do escritor e jornalista nas novas gerações; além de levar seu trabalho a diversos espaços do país.
Salientou que outra das projeções é reforçar a presença do autor e do trabalho da fundação que leva o seu nome nos meios de comunicação e nas redes sociais, adaptando-se às novas dinâmicas de informação.
A programação destes seis dias inclui atividades nas províncias de Havana, Ciego de Ávila e Camagüey; com apresentações de poemas e livros, Festival de Poesia “Songoro Cosongo”, conversas, visitas a lares de idosos e apresentações artísticas.
A jornada, organizada pela Fundação Nicolás Guillén e suas subsidiárias, conta também com o apoio da União de Escritores e Artistas de Cuba, do Instituto Cubano do Livro, da Direção Nacional de Casas de Cultura, das Forças Armadas Revolucionárias, do Ministério da Cultura e o Departamento Ideológico do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba.
Com o título “Eu estava seguindo um caminho”, um dos poemas que compõem sua coleção de poemas El son entero, o evento pretende homenagear, mais uma vez, a vasta obra de Nicolás Guillén e estendê-la a todos os cantos do país. mem/nmf / fav