O chefe da diplomacia indiana, Subrahmanyan Jaishankar, receberá seus colegas no que é conhecido como o segundo retiro dos ministros das Relações Exteriores do Bimstec, de acordo com um comunicado do Ministério das Relações Exteriores.
A reunião será uma oportunidade para discutir, em um ambiente informal, maneiras de ampliar e aprofundar a cooperação em segurança, conectividade, comércio e investimento, entre outras áreas, na região e no litoral da Baía de Bengala.
A primeira edição do Retiro de Ministros das Relações Exteriores do Bimstec foi realizada em Bangkok, Tailândia, em 17 de julho de 2023.
A Iniciativa da Baía de Bengala para Cooperação Técnica e Econômica Multissetorial é um grupo de sete nações do Sul e Sudeste Asiático com o objetivo de criar um ambiente propício para o rápido desenvolvimento econômico por meio da identificação e implementação de projetos cooperativos, de acordo com seu site.
Formado por Bangladesh, Butão, Mianmar, Nepal, Sri Lanka, Tailândia e Índia, o Bimstec também tem como objetivo acelerar o crescimento econômico e o progresso social na região da Baía de Bengala por meio de esforços conjuntos em um espírito de igualdade e parceria.
Além de promover a colaboração e a assistência mútua nos campos econômico, social, técnico e científico, a organização planeja ações para combater o terrorismo internacional, o crime organizado transnacional, bem como desastres naturais, mudanças climáticas e doenças transmissíveis.
oda/lrd/bm